Unidade Escolar: Escola Estadual São José.
Data: 25 de junho de 2010.
Conteúdo: Navegador Internet Explorer.
Série: 4º período da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Habilidades:
* Compreender sobre as vantagens de navegar na internet em busca de novas significações de um determinado conteúdo proposto;
* Ter facilidade em pesquisar com o uso da internet, aprimorando os conhecimentos específicos;
* Entender que a Internet Explorer é um programa que permite acessar o Universo Virtual da Internet- rede mundial de computadores.
Desenvolvimento: No Laboratório de Informática navegando na Internet Explorer os alunos em grupos participarão da aula teórica e em seguida da prática.
A Internet teve seu inicio em instituições militares para fins bélicos. Alcançou as universidades e logo em seguida as residências.
Hoje a Internet proporciona uma gama de utilidades, entre elas a propagação e intercâmbio de informações, comunicação e troca de mensagens por meio de correio eletrônico, realização de produtos e acesso de vários tipos de outros serviços etc.
Sabendo um pouco mais: Nos anos 60 período de grande tensão entre as superpotências Estados Unidos e União Soviética os americanos começaram a pesquisar uma forma de interconectar os vários centros de comandos do país. Em 1990 no Brasil a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo) conectou-se com a internet. E a partir de abril de 1995 o Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia decidiram lançar nas instituições acadêmicas e comerciais.
Recursos: Computadores, Internet Explorer, Xerox do conteúdo,papel rascunho.
Resultado esperado: Que os educandos consigam navegar na Internet Explorer com facilidade, utilizando links na produção do conhecimento com o intuito de enriquecer o conteúdo pesquisado.
Foi interessante a aula sobre como navegar na internet, abriu um grande leque e sinto-me incentivada a continuar buscando sempre novos conhecimentos.Compreendi a importância dos links no texto, proporciona uma busca de novos significados ou ampliação dos dados das palavras pesquisadas.Aluna Fátima
ResponderExcluirOlá Elma,
ResponderExcluirAssim como você, vejo que produções com hipertextos proporciona ampliação do vocabulário e incentiva a busca de novos significados, de forma dinâmica e interativa. Esse é o desafio que se coloca ao professor, de lançar mão de tudo isso em favor da aprendizagem de aeus alunos.
Muito sucesso em seu trabalho!
Edna