Sociedade, desafio e conhecimento

"Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender."( Juan Ignácio Pozo)

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013



DIÁLOGO ENTRE AS GERAÇÕES

É muito comum a gente ouvir dizer que os jovens estão “ligados no mundo tecnológico”. Por que isso vem acontecendo? É uma real necessidade neste mundo contemporâneo? Qual será o papel da escola frente a essa realidade? Acredito que estes questionamentos é preciso para compreendermos que a escola a cada momento busca um ensino de qualidade. Ensino esse que requer um comprometimento da comunidade escolar e local. Sabendo também que a escola é “um espaço de ensino, aprendizagem e vivência de valores. Nela, os indivíduos se socializam, brincam e experimentam a convivência com a diversidade humana”.(PCN Introdutório)
É preciso, portanto, conhecer suas dificuldades e incentivar suas potencialidades, pois vivemos num mundo cheio de informações que circulam muito rápido e em diversas maneiras. E nesse vai e vem de informações quem não se capacitar fica a mercê, lembrando que as gerações que nasceram na era da cultura digital têm mais facilidades do manuseio tecnológico e os demais é necessários adaptar para acompanhar os avanços da nova era tecnológica bem como aderir às novas ferramentas digitais.
Certamente, não se trata de apenas aprender a manusear instrumentos tecnológicos é buscar atender as necessidades do mercado de trabalho que requer que o profissional seja versátil e em tempo hábil der respostas ao que lhe for proposto.
Sabe-se que uma pessoa ao ingressar no mercado de trabalho é importante que esteja preparado para conviver com pessoas de diferentes gerações, vejo como fator positivo, pois a troca de experiências enriquece ação a ser concretizada. As divergências de ideias fortalecem a temática discutida e ao chegar um consenso, com certeza o resultado da ação proposta será positiva.
Algumas palavras caracterizam a uma determinada geração e foram ao longo do tempo acompanhados por outros jovens no mundo contemporâneo, segundo comentários por Blogueira do Vestibular com o tema as diferentes gerações e suas características/2013: “Veteranos (nascidos aproximadamente entre 1920 e 1945).Dedicação e sacrifício são as duas palavras-chave para essa geração. As pessoas pertencentes a ela são obedientes, têm respeito máximo a qualquer autoridade e ao seguimento a regras. Aceitam a recompensa tardia e querem estabilidade. Para essa geração, a honra é muito importante e a paciência é uma virtude”. Baby Boomer (nascidos aproximadamente entre 1946 e 1960).São otimistas, querem contagiar, buscam a integração e o envolvimento de todos num projeto. São profissionais orientados ao trabalho em equipe, ao coletivo. Começa neles a valorização por aspectos referentes ao bem-estar, saúde e qualidade de vida. É uma geração muito preocupada com status.Workaholics, trabalham muito e o quanto for preciso”; “Geração X (nascidos aproximadamente entre 1961 e 1980).São pessoas pragmáticas, práticas e mais confiantes. Buscam o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional, não querem viver só para o trabalho. Têm a autoestima mais elevada do que a das gerações anteriores, já começam a questionar autoridades, apesar do respeito que têm por elas” e a “Geração Y (nascidos aproximadamente entre 1981 e 2000).Esta é a geração do questionamento. Precisa de respostas, e que elas sejam convincentes. Lida com autoridade como se não houvesse autoridade, isso é, não cria barreiras na comunicação e no trato com pessoas hierarquicamente elevadas. Busca prazer no trabalho, caso não encontre, muda de trabalho. A maioria foi criada sozinha, então se tornou mais individualista. São grandes negociadores”.
Baseado nestas informações acredito, que hoje há uma mistura destas quatro gerações, os quais podem acontecer conflitos na Instituição, sendo portanto, a importância de saber conviver com as diferenças e respeitar as opiniões divergentes, fazer deste contingente de informações caminhos para melhorar a empresa ao qual pertence. Ainda segundo a americana Dana Brownlee, coach corporativa e presidente da empresa de desenvolvimento profissional Professionalism Matters, apresentou algumas dicas que podem facilitar a comunicação entre as diferentes gerações no trabalho. Confira: Combinar formalidade e informalidade com a cultura da empresa; Utilizar vários meios de comunicação; Individualizar sua abordagem; Entender as diferenças de valores; Esteja disposto a ensinar e Reconhecer as diferenças”. 
Frente a tudo isso, é preciso o ser humano compreender e fazer valer em qualquer ambiente que esteja os quatro pilares fundamentais da educação que é: “Aprender a Conhecer, a Fazer, a Viver e a Ser”. Lembrando que esses pilares devem estar ligados entre si para que haja sustentáculos. Vejo também a importância de sermos proativo, uma vez que no mercado de trabalho atual, uma das habilidades mais procuradas em profissionais é a proatividade. Até que ponto a educação atual proporciona o discente a ser produtivo e busque a solução para os desafios do dia-a-dia?

Feito por Elma Alves de Sousa Nolêto – ativ. 2.2 da Un. 2 do Curso Redes de Aprendizagem.





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