Sociedade, desafio e conhecimento

"Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender."( Juan Ignácio Pozo)

sábado, 28 de dezembro de 2013



Utilizando redes sociais de forma crítica e produtiva
Participar da rede social foi uma necessidade do trabalho. Por meio de e-mail, blog, facebook, twinter dentre outros, acontece intercâmbio entre as Instituições. O uso por meio da comunicação on-line gera alguns questionamentos. Precisei de ajuda e ainda preciso quando tenho dúvida de como proceder frente a uma atividade proposta com o uso da tecnologia.
A integração com outros indivíduos para que aconteça em tempo real é preciso estar atualizado, uma vez que, neste mundo globalizado, o contato com a tecnologia é de suma importância e vem crescendo dentro do processo ensino aprendizagem nas escolas.
A liberdade de comunicação por meio de diversas maneiras faz do homem um usuário ativo e proativo. É necessário cuidado com o que se escreve e para quem escreve. Devem-se usar os meios de comunicação on-line para informações de assuntos agradáveis e não para denegrir a imagem de qualquer indivíduo.
É notório que muitas escolas têm no seu currículo metodologias diversificadas e utilizam a tecnologia para dinamizar as aulas e os alunos são os protagonistas do seu próprio saber. É preciso também, conscientizá-los a fazer dessa ferramenta meio para qualificar o ensino e seu conhecimento.
Qualquer sistema operacional é preciso ter cuidado com questões de segurança e privacidade de informações, descrevendo somente o necessário e de maneira clara e objetiva para quem ler não deixar duplicidade de ideias.
Em si tratando de Comunidade Virtual no Ambiente e- Proinfo percebe-se que há uma preocupação de que os cursistas interajam com todos os demais cursistas que estão no Curso Rede de Aprendizagem, sabendo opinar de acordo com o assunto que o outro escreveu de maneira objetiva e clara, contribuindo assim com o desenvolvimento pessoal. A troca de experiências é imprescindível para a formação e desenvolvimento das habilidades e competências.

 Texto de Elma Nolêto. Atividade 2.3 do Curso Rede de Aprendizagem/2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário